top of page

Planejamento de uma reforma: Como começar


Reformar uma casa ou decorá-la é uma tarefa que nem sempre é fácil. Vejo que existem muitas dúvidas e, em geral, as pessoas não fazem o planejamento necessário inicial. Neste planejamento inclui a parte financeira como também o tempo de duração da reforma. Depois do projeto pronto, é importante não fazer grandes alterações no meio do caminho, pois isto resulta em mais gastos e mais tempo também. Segue algumas dicas:


Dica 01- Projeto. É fundamental ter em mãos um projeto definido, bem detalhado. Dor de cabeça na certa quem não começa com o projeto.


Dica 02- Reserva financeira. Quando lidamos com reforma, surpresas sempre podem existir. Possíveis alterações em loco podem acontecer, principalmente em apartamentos. Ou seja, mais gasto envolvido.


Dica 03- Orçamento da mão de obra. Com o projeto em mãos, fica mais viável fazer um orçamento real da mão de obra a ser utilizada. Fundamental para dar andamento na reforma.


Dica 04– Material básico. Este item é quase sempre esquecido. Material como conduítes, caixas de elétrica, fios, conexões de cano…Tudo tem um custo e eles são essências na execução da obra. Reservar uma quantia do orçamento para esta parte é fundamental.


Dica 05- Acabamento. Finalmente a parte mais desejada da reforma, a que ficará aparente e será todo o charme do ambiente. Nesta etapa, trabalhar com peças em promoção e que não sejam lançamento da estação, pode resultar numa boa economia. Mas atenção: é importante verificar a disponibilidade do estoque, caso precise de algumas peças extras.


Dica 06 – Decoração. A parte do mobiliário é outra que requer bastante investimento. Como os móveis são peças caras, incluindo também os armários, isto exige um orçamento separado da obra como um todo.


E ai curtiu as dicas?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page